Muito do que torna uma empresa mais capaz que suas concorrentes não está escrito nos manuais normas e procedimentos, é conhecimento tácito, disperso na organização, e faz parte da história individual de cada membro da equipe. Para cada um dos membros, a sua própria experiência é um “ativo” que o remunera e diferencia. Assim, toda mudança introduzida nos processos e regras de negócios pela direção da empresa cria uma ameaça em potencial a esses ativos e seria tolice esperar que seus detentores não se mobilizariam para protegê-los. Naturalmente o modo tradicional de fazer isso é impedindo a mudança. Mas nem tudo está perdido, o que a Georgiana tem sido hábil em demonstrar é de que essa não é a única maneira! A ação de Change Management é acima de tudo uma ação de resolução dos conflitos subjacentes a todo processo de mudança, de modo que os ativos necessários e valiosos da empresa e de seus colaboradores sejam preservados, ao mesmo tempo em que outros “ativos” (na forma de novas experiências) são incorporados. Uma fórmula em que todos ganham, essa é a fórmula desenvolvida pela GMC. Uma empresa cujo “patrimônio” vi crescer ao longo dos anos e das experiências de sucesso que acumulou. Fico feliz em ver agora que a Georgiana foi também hábil em transportar o seu próprio conhecimento tácito para um livro que o torna acessível a todos os leitores. Com certeza o valor dos ativos aqui materializados transforma este volume em um investimento de ótima rentabilidade.